Certificações

Criamos normas de auditoria com base nas pesquisas científicas mais atuais, que vão muito além dos requisitos estabelecidos pela legislação, e que estão alinhadas com os esquemas de certificação internacionalmente reconhecidos.

Um grupo técnico altamente qualificado e experiente é responsável pela revisão permanente de nossos padrões de certificação, permitindo constantes atualizações e garantindo aderência às melhores práticas produtivas de alimentos.

Todas as fazendas e agroindústrias certificadas são auditadas por um órgão certificador especializado e independente. Os auditores, profissionais que avaliam e revisam o cumprimento dos requisitos pré-estabelecidos, possuem formação a fim com a atividade a ser auditada, sendo médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros de alimentos, químicos de alimentos, entre outros profissionais aptos a realizar as verificações locais.

Group 10

Apostamos nas melhores práticas de certificação, que são:

  • Auditorias independentes e de terceira parte.
  • Decisão de certificar exclusiva do órgão certificador.
  • Sem conflitos de interesse entre quem cria o selo, quem audita e quem certifica.
  • Mais transparência para o consumidor.

Bem-estar animal

Abordagem em 3 níveis

Para nós, o bem-estar animal está no centro de qualquer sistema alimentar sustentável. Assim, para que possamos classificar de forma justa produtores que estejam em patamares distintos, desenvolvemos três níveis de certificação, valorizando as diferenças e estimulando a melhoria contínua.

nivel1

Garante uma boa atenção ao bem-estar dos animais para que tenham uma vida digna.

nivel2

Garante muita atenção ao bem-estar animal, com mais liberdade e mais enriquecimento ambiental.

nivel3

Abrange os sistemas caipira ou free-range, com altos níveis de atenção ao bem-estar animal e com acesso livre ao campo durante todo o período do dia.

GALINHAS POEDEIRAS

As galinhas poedeiras produtoras de ovos são mantidas em vários tipos de sistemas de alojamento. Há, no entanto, um crescente consenso internacional de que manter galinhas em gaiolas não está de acordo com um nível aceitável de bem-estar animal. Mais e mais produtores e empresas de alimentos estão fazendo a transição para sistemas ao ar livre, que fornece recursos adicionais necessários para a expressão do comportamento natural. A certificação certa pode fornecer um nível de orientação e segurança na produção, tal como acesso a mercados adicionais.

FRANGO

O Brasil é o maior exportador de produtos de frango do mundo, sendo também o segundo maior produtor mundial, equivalente à China e logo atrás dos Estados Unidos. O bem-estar e a qualidade de vida dos frangos de corte é uma área em foco globalmente, o que gera rápidos avanços científicos e um interesse crescente por empresas, consumidores, investidores e outras partes interessadas.

Questões como genéticas e taxas de crescimento, enriquecimento ambiental e luz natural, tal como métodos de insensibilização, implicam oportunidades de avanços técnicos e de certificação no Brasil e América Latina. A Produtor do Bem está alinhado com os requisitos internacionais mais rigorosos de bem-estar animal da atualidade.

BOVINOS E SUÍNOS

O Brasil é o maior produtor de carne bovina e suína da América Latina, representando 14% da produção mundial de carne bovina e 4% da produção mundial de carne suína. A melhoria dos sistemas de produção de bovinos e suínos é outra questão atualmente em foco e de relevantes debates na sociedade.

Particularmente na suinocultura, a maneira como as porcas são mantidas confinadas, sem espaço para movimentação e sem possibilidade para a expressão de comportamentos naturais, tem demandado uma transição deste modelo para um sistema de alojamento em grupo. Este sistema de produção fornece acesso a espaços livres e enriquecidos, evitando o tédio e o estresse. O confinamento intensivo de bovinos é um outro eixo de debate e foco de melhorias, em especial nas culturas produtivas intensivas de gado de leite e de corte. Nossa certificação visa apoiar a produção sustentável de carne e, além do bem-estar, encontrar soluções inovadoras relacionadas à rastreabilidade e ração sustentável.

Requisitos:

Livre de antibióticos

Os antibióticos são fármacos essenciais para o tratamento de infecções causadas por bactérias em seres humanos e animais. Entretanto, de maneira constante as bactérias buscam se adaptar aos efeitos dos antibióticos, de modo a encontrar novas formas de sobreviver aos efeitos destas moléculas. Este processo é chamado de resistência microbiana, que pode ser acelerado pelo uso indiscriminado destas drogas, dando origem às chamadas superbactérias.

Devido à necessidade de se adotar um modelo mais responsável e racional para o uso de antibióticos na indústria alimentícia no mundo todo, alguns produtores desejam demonstrar que toda a sua cadeia de produção está livre de antibióticos, ou que uma determinada linha de produtos foi produzida inteiramente sem o uso de tais agentes.  Sob o conceito one-health (saúde única), elaboramos nosso protocolo de certificação que busca atestar bons níveis de bem-estar animal, associados com uma produção mais sustentável e livre de antibióticos promotores de desempenho.

Plant-based e carne cultivada

A Produtor do Bem apoia o crescimento de alternativas sustentáveis à base de plantas e à base de carne celulares no Brasil e América Latina.

Olhando para as novas demandas de consumo sustentável, criamos o primeiro sistema Latino Americano de certificação de produtos à base de plantas e análogos aos produtos de origem animal. Queremos valorizar produtores e empresas locais que buscam investir em alternativas sustentáveis à carne, ovos e leite, bem como a seus produtos derivados.

Nosso sistema de certificação é realizado por meio de auditorias in loco e busca verificar a origem de cada ingrediente, a composição dos produtos e a segurança dos alimentos, gerando ao consumidor toda condição necessária para uma compra segura, transparente e sustentável.

Requisitos:

Obter a certificação

Etapas para se tornar certificado

Primeiro passo

Assegurar que os padrões utilizados na produção estejam alinhados com os requisitos do Produtor do Bem.

Segundo passo

Executar a aplicação para a auditoria de terceira parte por amostragem, realizada por certificadora especializada e independente.

Terceiro passo

Uma vez aprovado, o produtor recebe a concessão de uso do Selo Produtor do Bem em suas embalagens.

Se você estiver interessado em ser certificado, entre em contato conosco e retornaremos com mais informações e orientação específica para sua empresa.